Podcasts em Inglês

Aprenda a falar sobre seu assunto favorito ouvindo Podcasts em inglês

Hoje, nós dois iremos falar sobre como os podcasts em inglês podem te ajudar a trazer o seu inglês para o seu dia a dia e a aprender a falar sobre os seus assuntos favoritos, bem como te deixar bem informado e com o inglês nos trinks. 

Ufa! 🤯

O que tu acha, jovem?

Pois bem, vou compartilhar com você uma lista com os melhores podcasts em inglês que eu conheço e consumo diariamente, além de te ensinar como tirar o maior proveito dessa belezura de ferramenta.

Bora lá! 🚀

Quais são os Melhores Podcasts em Inglês gratuitos?

Os melhores podcasts em inglês gratuitos

1. Something You Should Know

Esse foi o primeiro podcast em inglês que ouvi quando entrei nesse mundo e não parei mais! 🤯

O podcast “Something you should know”  é apresentado por Mike Carruthers, e é um show que fala sobre assuntos diversos e traz convidados especialistas nestes assuntos.

Os assuntos são abordados de uma forma bem leve e didática, além da locução impecável de Mike — o mano é firmeza.

Ah! Sem contar que ele fala de uma forma bem clara e fácil de entender.

Sem dúvidas, um dos meus podcasts em inglês favoritos, jovem.

2. But Why: A Podcast for Curious Kids

But Why: A Podcast for Curious Kids - podcasts para praticar inglês

Apesar de ser um podcast destinado às crianças, como o nome sugere, eu já ouvi bastante e continuo ouvindo mais ainda, todos os dias!

Afinal, todas as dúvidas que crianças têm sobre o mundo e tudo o que existe (assim como tivemos também) são respondidas pelas apresentadoras da forma mais carinhosa, didática e objetiva possível. 

E quais são as perguntas que as crianças fazem? 🤔

Bem, as perguntas variam entre “porque o céu é azul”, “porque aranhas têm 8 pernas” ou “porque fazemos cocô” e tudo mais…

Ou seja, perguntas de crianças: simples, mas com respostas complexas que adultos nem sonham em saber como responder.

Hehehe. 

Além disso, tanto a locução quanto a participação das crianças nos episódios deixam tudo mais da hora ainda! 💜

Como você pode ver, eu gosto bastante desse podcast, pois eu consigo aprender bastante coisa também, afinal, são coisas que eu, como um adulto, provavelmente não pensaria em pesquisar ou teria vergonha de perguntar, mas que certamente gostaria de ter aprendido quando era criança também.

3. How to be a better human

Faz pouco tempo que eu encontrei esse podcast super massa, que te ensina como ser um ser humano melhor.

Mas, calma, jovem!

Nesse podcast você não irá encontrar aqueles discursos clichês que ninguém aguenta mais, mas um conteúdo baseado em ciência e coisas que realmente funcionam, com convidados que realmente sabem do que estão falando.

Vale muito a pena, meu parça. Vai por mim.

4. Explaining Brazil – The Brazilian report

Quer ficar atualizado sobre as tretas no Brasil — política, clima e um bando de coisas —  e melhorar o seu inglês ao mesmo tempo?

Pois bem, essa belezura de podcast te dá tudo isso, meu jovem!

Explaining Brazil fala sobre os assuntos mais relevantes no país no momento, sem fake news ou enrolação.

5. Curiosity Daily Podcast

Curiosity Daily Podcast

O Curiosity daily podcast é mais do incrível, afinal, a proposta dele é te deixar mais inteligente em menos de 10 minutos por dia!

Ousados, não?

Gosto muito do show e da proposta deles, principalmente pelo fato de sempre irem direto ao ponto, trazendo informações legítimas, de qualidade e do interesse de muitas pessoas.

Portanto, por serem episódios bem curtinhos, acredito que seja uma ótima opção caso você ainda não esteja acostumado a ouvir podcasts em inglês, pois te ajuda a trazer o inglês para o seu dia a dia, aos poucos, fazendo com que você aprenda sobre assuntos interessantes e tudo mais.

Enfim, vale a pena dar uma olhada, ou melhor, escutada.

6. Am I normal?

Quem nunca se perguntou “Mano, será que eu sou normal?” alguma vez na vida?

Se você nunca se fez essa pergunta, já digo que você não é, hehehe.

Essa belezura de podcast traz perguntas que costumamos fazer para sabermos se estamos num “caminho certo” nesse rolê que chamamos de vida.

E Mona Chalabi, que é jornalista e apresentadora do podcast, traz dados, pesquisas importantes e até especialistas no assunto para responder essas perguntas, ou seja, nada de discursos previsíveis, achismos ou clichês.

Super importante, né?

Enfim, vale muito a pena ouvir essa belezura de programa, afinal, como o próprio programa diz “As respostas podem surpreendê-lo, e fazê-lo perguntar: o normal existe?”.

7. The Science of Happiness

O nome “A ciência da felicidade” pode trazer uma certa estranheza no início, pois pode fazer você pensar que é apenas mais um podcast com receitas clichês e cheio de besteiras sobre a vida, MAS, garanto para você que não é, jovem! 

Até porque, eu não indicaria para você e os meus alunos algo que não prestasse. 👀

Apresentado pelo premiado psicólogo Dacher Keltner, essa belezura apresenta pesquisas, estudos, dados e estratégias que realmente podem te ajudar a ter uma vida mais suave, de boa e feliz. 

Uma parada que faça sentido para você, tá ligado?

Ouça e me diga o que achou.

8. The Habitat

The habitat podcast Ingles com James Blog

🌱 Dá um ligue no texto que tirei do próprio site deles, jovem:

“Em uma montanha remota no Havaí, existe um planeta Marte falso. Seis voluntários estão isolados em um habitat imitador de Marte, onde trabalharão como “astronautas” por um ano muito real.

O objetivo: ajudar a NASA a entender como seria a vida no planeta vermelho.

A anfitriã Lynn Levy narra esse experimento desde o momento em que a equipe pôs os pés em seu habitat, comunicando-se através de diários em áudio que detalham suas descobertas, frustrações e relacionamentos em evolução e devolução entre si.

A partir desses diários, a Gimlet Media criou um documentário serializado viciante: a verdadeira história de um planeta falso.”

Fonte: https://gimletmedia.com/shows/the-habitat

The Habitat é um podcast recheado de informações, descontraído, instigante e que mexe com a nossa imaginação. 

Simplesmente incrível!

Afinal, onde encontrar e ouvir podcasts em inglês de graça? 

Você pode encontrar bons podcasts em inglês em plataformas como Spotify, Google Podcasts, Castbox, Deezer etc.

O que for melhor para você, jovem.

Além disso, procure sempre por assuntos que têm a ver com você, com o seu contexto e dia a dia, por exemplo: psicologia, linguística, plantas, café etc.

Sacou?

🌱 Leia também: 14 sites e apps que irão deixar o seu inglês no trinks.

Motivos para ouvir podcasts em inglês

Os podcasts em inglês:

  • te ajudam a viver o inglês e a trazê-lo para o seu dia a dia;
  • podem ser ouvidos enquanto você faz qualquer outra coisa;
  • melhoram o seu listening e te expõe ao inglês falado;
  • te expõe à cultura e contexto daquele país;
  • te ajudam a aumentar o vocabulário:
  • te deixam mais melhor informado e com o inglês nos trinks;
  • a maioria é de graça e divertido.

Ufa! 🤯

🌱 Leia também: Como melhorar o listening e entender o inglês falado

Ideais finais

Os podcasts que eu compartilhei com você agora não são produzidos para quem está aprendendo inglês, mas para nativos da língua.

Ué. E isso é ruim ou bom? 🤔

Se você realmente quiser viver o inglês e melhorá-lo o máximo possível, isso é ótimo!

Afinal, você estará exposto ao inglês que é realmente falado no dia a dia, tendo contato com expressões, cultura, nuances e uma pá de coisa – “coisas” essas que você só tem contato quando consome materiais autênticos.

O que já não costuma acontecer, por exemplo, em podcasts que são feitos para quem está aprendendo/estudando inglês, ou seja, iniciantes – sejam eles produzidos por nativos da língua ou não.

Até porque, para que você entenda o que estão dizendo, eles acabam usando um vocabulário bem mais acessível e com uma pronúncia mais lenta e “clara”.

Isso é bom ou ruim? 🤔

Se você está começando agora, acredito que possa ser bom. Mas, se você já tem uma base razoável, sabe se comunicar e não quer cair na “armadilha” de sempre depender desse tipo de conteúdo “montado” no futuro e acabar tendo dificuldades para entender o conteúdo “real”, é melhor você ter contato com o que realmente é usado, né?

Ufa! 🤯


É isso, jovem.

Curtiu as indicações de hoje? Qual podcast em inglês você mais se identificou?

Deixe nos comentários.

C ya. 💜

🌱 Leia também: Como aprender inglês sozinho, do zero e de graça

36 comentários em “Aprenda a falar sobre seu assunto favorito ouvindo Podcasts em inglês”

  1. Gostei muito da matéria e tenho uma dúvida o meu listen com legenda é razoável mas sem legenda é completamente ruim e meu medo de podcast é justamente não entender absolutamente nada.. alguma dica pra isso no caso de podcast?

    1. Oi, Leandro. Boa pergunta! Além de procurar por áudios mais curtos, você precisa focar um pouquinho mais nos sons das palavras, além de refletir sobre que tipo de estrutura ou informação você encontrará no material; isso um antes de ouvir. Portanto, pegue um áudio curto, faça essa reflexão e foque nos sons das palavras. Caso ainda tenha dificuldade, continue acompanhando as lengendas. Escrevi um artigo sobre Como melhorar o listening (está no artigo).

      1. Hamilton cesar Ibanez vedooto

        Qual desses podcasts são com o inglês Britânico ?? Preciso focar nele, pois estou estudando para a prova do PET ( cambridge). Obrigado professor.

  2. Thiago excelente as dicas. Estava a um tempo ouvindo um único podcast (The daily) e assim como você gosto muito dessa midia… E nada melhor de juntar 2 coisas que mais gostamos que é o English e podcast não é mesmo?? Acabei de ouvir o But why e fiquei fascinado… Minhas viagens diárias de trem não mais serão as mesmas !!! Muito obrigado!!!

    1. Hey, Bruno! Tudo bem? Eu sinceramente não consigo mais viver sem. Até porque, como você disse, essa ferramenta junta duas ou mais coisas que amamos. Ah! Fico muito feliz que tenha gostado e espero que você possa descobrir outros canais incríveis! Fique à vontade para me recomendar alguns depois!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.