Inglês com James na Expo Favela

Expo Favela 2022: minha experiência como expositor

Oi, jovem. Eu, Thiago Oliveira, criador do Inglês com James e morador da favela do Heliópolis em São Paulo, fui um dos 300 empreendedores selecionados para expor e representar o meu projeto (escola de inglês e blog) e a minha quebrada na Expo Favela 2022! 💜

Foi um mês inteiro de seleções e espera, além de ter concorrido diretamente com outras 20 mil pessoas inscritas.

Ufa! 🤯

Eu jurava que não seria selecionado, tanto que não avisei absolutamente ninguém sobre a Expo Favela até receber a tão esperada notícia.

E, como pode ver, fui selecionado (dei o meu melhor na feira) e já estou colhendo todos os frutos dessa experiência e oportunidade maravilhosa, e irei compartilhar tudo com você hoje!

Bora lá! 🚀

O que é a Expo Favela?

Expo Favela 2022

A Expo Favela 2022, organizada pela CUFA (central única das favelas) é uma feira de negócios que reúne empreendedores e startups de favelas de todo o Brasil com investidores do asfalto, a fim de criar oportunidades de capacitação e expansão para estes projetos.

A feira, que aconteceu aqui em São Paulo, no World Trade Center, nos dias 15, 16 e 17 de abril, reuniu mais de 300 empreendedores e startups de diversas favelas do Brasil, tendo como público total mais de 30 mil pessoas durante os três dias de evento – era gente até umas horas!

Além da exposição desses negócios, também foi possível participar de palestras, rodadas de negócios, oficinas e uma pá de coisa para todo mundo aproveitar e aprender bastante.

Ah! Isso sem contar a presença de pessoas muito legais, como Manoel Soares, Alok, Margareth Menezes, Luciano Huck, Emicida, Dexter, Valéria Almeida, Edu Lyra, Andréia Sadi e muitas outras.

O bagulho foi loko!

Como foi a experiência em expor meu projeto na Expo Favela 2022?

Inglês com James na Expo favela 2022

Acho que nunca irei conseguir expressar com exatidão tudo o que eu senti nesses três dias, mas, posso garantir que nunca havia sido tão bem tratado, respeitado e tão bem recebido como fui na Expo Favela

De verdade, jovem.

Eu simplesmente me senti em casa, confortável e seguro para ser quem eu realmente sou, afinal, estava vendo pessoas iguais a mim, de quebrada, cheias de sonhos, objetivos e com os corre a mil. ✊🏽

Não foi como nos outros lugares que eu já fui (e vou) e os seguranças ficam me seguindo; que as pessoas correm de mim à noite ou que duvidam da minha capacidade apenas por olharem para mim.

Portanto, foi na Expo Favela que, pela primeira vez, eu me senti 100% aceito e representado — tanto que só consegui escrever isso para você agora, de tão emocionado e feliz que estou, após dois meses de evento, kkkkjj.

Conheci pessoas incríveis e com projetos inspiradores – que, inclusive, já havia visto na televisão e nos meios de comunicação –, e que, assim como eu, tinham sido selecionados para expor o projeto deles na Expo Favela.

E eu, um mero mortal, estava ao lado de todos eles. Isso me deixou muito feliz!

Aliás, essa oportunidade me fez acreditar cada vez mais no potencial do meu projeto, na minha prática pedagógica e no meu próprio jeito de ser.

Estou até agora sem acreditar que eu fui aceito e vivi tudo aquilo; que eu fiz conexões e parcerias incríveis, além de receber o interesse de investidores no Inglês com James. 💜

E, após 4 anos de correria, incertezas e muita ansiedade, finalmente estou colhendo todos os frutos que eu imaginei — e até os que não tinha imaginado ainda.

Eu estou muito feliz! Não me sentia assim há anos.

Agradecimentos

Um abraço e um obrigado ao Celso Athayde, Preto Zezé e todos os irmãos e irmãs que fizeram esse movimento incrível que é a Expo Favela acontecer. 💜

Esse evento tem me dado a força e esperança que eu já não tinha há anos, fazendo com que eu coloque em prática aquilo que prometi pra mim mesmo no ano passado: que esse seria O ANO do Inglês com James e que eu faria o meu melhor para que ele crescesse e pudesse cada vez mais ajudar muitas outras pessoas, além de trazer conforto financeiro para mim e para a minha família.

Estamos vencendo. ✊🏽

Planos para o Inglês com James

cartão de visita Inglês com James

O negócio agora é continuar com os corres de sempre e trazer uma galera para trabalhar comigo, como novos professores, pessoas para atendimento, parceiros e assim vai…

Tudo isso com o mesmo objetivo de sempre: ensinar inglês respeitando o contexto social e visão de mundo dos meus alunos, fomentando a autonomia e liberdade deles através disso.

O que eu espero e desejo daqui pra frente

Eu desejo que irmãos e irmãs possam (e tenho certeza que irão) ter mais oportunidades e espaço para mudarem tanto suas realidades quanto as das pessoas que os rodeiam; que os talentos da favela não sejam mais perdidos para a desigualdade e o relaxo do estado e da sociedade; que a vitória de um leve à vitória de muitos outros; que a nossas vozes quebrem as paredes do esquecimento, preconceito e indiferença; que não tenhamos mais que mentir o endereço de nossas casas para sermos aceitos em um emprego; que a violência do estado não derrube os sonhos de João Pedro, Ágatha Félix e Ana Clara; que possamos ser o que somos, da forma que somos. O mundo só tem a ganhar. 

A favela é poderosa, plural e resistência pura. Só quem é tá ligado. É nós por nós. ✊🏽

E, como diz Celso Athayde: Favela é potência, não carência

Só vamos ✊🏽

C ya 💜.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *