Você sabia que um dicionário de inglês online pode te salvar naqueles momentos mais complicados que todo estudante de idiomas passa? Ou que eles podem, na maiorias da vezes, serem mais completos e eficazes que dicionários físicos? 

Afinal, como escolher o melhor dicionário online?

Bom, como eu sempre digo aos meus leitores e, principalmente, aos meus alunos: “Um dicionário será sempre o seu melhor amigo e companheiro durante seu aprendizado” — acredito muito nisso! 

Até porque, seja um dicionário de inglês online ou físico, eles sempre irão te ajudar quando o branco bater ou quando a língua travar.

Pois com um bom dicionário online, você não verá somente traduções, símbolos fonéticos ou definições e sim, sinônimos, exemplos e pronúncia das frases. 

Portanto, como eu quero te ajudar a descomplicar sua vida com o inglês, irei listar os meus dicionários online de inglês favoritos! 

Bora lá! 

Os melhores dicionários online de inglês

Longman

De todos os dicionários online, na minha opinião, o Longman é o mais completo!

Afinal, além de fazer o que a maioria já faz, também conta com transcrições fonéticas, sinônimos, palavras do dia, pronúncia Britânica e Estadunidense e, a função que eu mais gosto — pronúncia completa das frases de exemplos. Sendo assim, mais fácil para praticar e melhorar sua pronúncia em inglês.

Aliás, podemos contar também com exercícios de gramática, vocabulário — imagens do dia e glossários de várias áreas diferentes. Ou seja, páginas e mais páginas de vocabulário para aquela situação específica! 

Ufa. 

Você pode encontrar muitas outras funcionalidades se passar um tempinho pelo site.

Linguee

Quando se trata de dicionário bilíngue, este é o meu favorito! É de longe o dicionário online que mais indico aos meus alunos.

Até porque, pelo fato de ser um dicionário bilíngue, acaba se tornando um ótimo aliado daqueles que começaram a aprender inglês agora. 

Afinal, se você ainda não sabe como dizer tal palavra em inglês, você pode muito bem encontrá-la a partir do português.

Vale lembrar que o mesmo funciona com vários outros idiomas. Sem contar que o Linguee também conta com um sistema próprio de tradução de textos.

Você também pode usar a opção offline no smartphone, porém, sem a opção de ouvir a pronúncia da palavra.

Cambridge Dictionary

Este é o dicionário online que mais uso no meu dia a dia! Temos frases de exemplo, pronúncias variadas entre inglês britânico e estadunidense e, sempre muito importante — transcrição fonética.

Portanto, acredito que o Cambridge Dicitionary será uma ótima opção monolíngue.

Urban dictionary

Dicionários online

Originalmente, o Urban Dictionary foi criado para ser um dicionário de gírias, com palavras ou frases culturais (e até mesmo palavrões) que normalmente não seriam encontrados nos dicionários comuns que conhecemos.

No entanto, agora também é usado para definir qualquer palavra, evento ou frase. 

Aliás, no Urban Dictionary você encontrará uma grande variedade de definições, exemplos de uso e tags.

Legal, né? 

Na minha opinião, esta é a opção perfeita para aqueles que querem aprender um inglês mais natural e próximo do cotidiano.

Reverso Dictionary

Dicionário, tradutor, checador de escrita e gramática. Reverso traz funcionalidades muito úteis, precisas e completas. Um dos dicionários que você deve ter em sua lista.

De fato, o checador de escrita e gramática acaba sendo um diferencial.

Wordreference

O Wordreference é um dos dicionários bilíngues mais antigos da internet. Contendo também um fórum para comunicação e dúvidas dos usuários, dicionário monolíngue (em inglês) com usos, sinônimos, collocations e muito mais.

Se você já conhece, sugiro que acesse o site e fique por lá durante uns minutinhos para descobrir um pouco mais de suas funcionalidades.

Forvo

Ao contrário dos outros dicionários, o Forvo não fornece traduções em geral ou definições — e sim, um acervo de pronúncias. Sendo assim, considerado o maior dicionário de pronúncias do mundo.

Aliás, também temos um artigo completo sobre o Forvo. Sugiro a leitura! 

ejoy English

Bom, este não é exatamente um dicionário online. Pelo menos, não como os outros.

No entanto, esta ferramenta se trata de uma extensão de navegador, que acaba tendo o mesmo uso e função de um dicionário de inglês online.

Ao usar o ejoy English, contamos com tradução de palavras e frases, pronúncia, transcrição fonética e, por opção, definição direta das palavras.

O melhor de tudo é que você só precisa selecionar a frase ou palavra desejada e booom — tudo traduzido na forma mais rápida e prática possível! 

Para ter acesso à tudo isso, você só precisa instalar em seu navegador. A extensão é compatível com as principais plataformas e em vários outros sites também. 

Aliás, é uma ferramenta que uso bastante e que já está famosa aqui no blog, no nosso artigo 14 sites e apps que irão deixar seu inglês nos trinks.

Acredito ser uma ferramenta que todo aluno da língua inglesa deve ter por perto.

Dica para pesquisar novas palavras em inglês

Caso queira encontrar significados, definições e exemplos em inglês de uma forma muita mais fácil e rápida, sugiro que digite exatamente isso no seu navegador: Palavra em inglês + meaning (significado).

Ao fazer isso, você terá acesso à várias fontes de conteúdo e exemplos de diversos dicionários de inglês online diferentes.

Aliás, você irá pôr em prática a sua autonomia como estudante ( que é mais do que importante ) e consumir conteúdos diretamente em inglês, sem traduções.

Regra básica, na minha opinião.

E, no final das contas, independentemente do dicionário de inglês online que você escolher, é importante ficar sempre atento à estrutura das frases e pronúncia das palavras, tanto quanto a tradução em si.

Ou seja, dê importância a: Tradução, definição, pronúncia, transcrição fonética, exemplos e mais exemplos.

Também sugiro que não foque apenas em um dicionário online e sim, usar todos eles em conjunto

Fazendo isso, você irá aproveitar e absorver o que há de melhor nestas plataformas.


Thiago Oliveira

Professor de inglês, tradutor/intérprete, criador de conteúdo e apaixonado por aprender e ensinar idiomas.

4 comentários

Teixeira Mendonca · 2 Fevereiro, 2020 às 1:00 pm

Quero aprender a falar a língua inglêsa

    Thiago Oliveira · 2 Fevereiro, 2020 às 2:38 pm

    Boa, Teixeira. Super apoio! Aliás, se quiser aprender mais sobre o inglês além das dicas aqui do blog, só me chamar! Será uma honra te ajudar!

José Mateus · 3 Fevereiro, 2020 às 3:16 pm

Ah, muito obrigado pelo artigo, James!
eu ainda não conhecia o ejoy English, usei e gostei muito!
queria ter conhecido antes 😛

    Thiago Oliveira · 3 Fevereiro, 2020 às 8:43 pm

    Eu que agradeço, José! Garanto que estas ferramentas irão te ajudar muito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *