Saber como melhorar o listening e entender o que as pessoas dizem inglês ainda parece ser algo muito desafiador para a maioria. 

Afinal, conheço muitos estudantes que acreditam que o listening é uma barreira a ser quebrada, pois eles têm muita dificuldade para assimilar os sons. 

Aliás, isso é muito comum pois, por diversos motivos, a maioria das pessoas não mantêm nenhum tipo de contato com os sons da língua inglesa durante a semana e, portanto, não conseguindo associá-los às grafias (palavras).

Portanto, nesse artigo sobre: Como melhorar o listening em 15 passos, a minha ideia é te ajudar a ter mais autonomia, ouvindo mais em inglês, da forma mais confortável e contextualizada 🎯 possível, tornando-se capaz de entender o tal do inglês falado.


15 melhores formas de como melhorar o listening rapidamente

Lembre-se de que você deve ler e colocar em prática o que o Inglês com James te ensinar neste artigo, ok? Hoje você aprenderá como melhorar o listening! Estamos juntos nessa! 💜💜💜

Bora lá!

1. Foque apenas nos sons das palavras

Como melhorar o listening

Veja só: Imagine que você está escutando um áudio em inglês e, como de costume, tenta traduzir a primeira palavra diferente que aparece e acaba perdendo o rumo do negócio. 

No entanto, quando você se depara com a transcrição do áudio, ou seja, o texto, você entende quase ou perfeitamente do que se trata. 

E por qual motivo isso acontece? Isso acontece porque você não está associando os sons às palavras que estão aparecendo e sim, à tradução que já não é mais necessária para você.

Faz sentido? 🤔

Beleza. Como associar os sons às palavras?

Tem um exercício que funciona muito bem para os meus alunos: Toda a vez que for escutar alguma coisa em inglês, mentalize uma legenda, igual a um filme legendado, para cada palavra, estrutura e expressão que você ouvir — formando, assim, as frases que estão aparecendo no áudio.

No início, é um pouco estranho e desafiador, porém, como eu disse, funciona muito bem com todos os meus alunos.

2. Reflita, antecipadamente, sobre o que você encontrará no áudio

Refletir e tentar “prever” que tipo de estrutura, vocabulário e informação que você irá encontrar no áudio poderá te ajudar entender o que se passa lá, além de te deixar um pouquinho mais calma para focar nos sons das palavras.

Portanto, ao ouvir um podcast, leia a transcrição do episódio para fazer a tal previsão, estando preparada para focar ao máximo nos sons.

3. Contextualize tudo o que você ouve/escuta

Quando eu falo sobre contextualizar a jornada de aprendizado, significa que você precisa trazer a sua personalidade e gostos para o inglês, todo santo dia. 

Ou seja, se você gosta de futebol ou fala sobre tecnologia, você precisa escutar sobre esses temas. Simples.

Dessa forma, você conseguirá ter mais autonomia, afinal, você ouvirá sobre algo que você já gosta só que, neste caso, em inglês.

Sua vez!

🔥 Exercício rápido: Pegue um caderno, caneta ou celular, e escreva os assuntos que você mais fala e gosta, junto com as estruturas e tempos verbais que você precisa melhorar:

Esse passo é muito importante, principalmente se você estiver aprendendo inglês sozinho!

4. Carregue os sons do inglês por aí

Você provavelmente está lendo isso pelo seu celular, certo? Se não, tenho certeza de que você tem um!

Portanto, você só precisará do seu celular e um par de fones de ouvido para “carregar” o inglês por aí. 

Você pode ouvir podcasts, Ted talks ou qualquer outro tipo de áudio que você pode ter em seu celular e começar a viver o inglês.

Dessa forma, em quarquer lugar que você estiver, você conseguirá manter o seu listening em dia, mesmo com a correria.

É só baixar os áudios no seu celular e focar nos sons das palavras, certo?

5. Defina os melhores horários para praticar o listening

O que eu mais gosto sobre a hora do listening é que podemos praticá-lo fazendo uma outra atividade que não precisa de muita atenção e foco. 

Ou seja, você pode melhorar o listening enquanto fica de bobeira nas redes sociais, lava a louça, toma café ☕ da manhã e tals!

Certo? Sua vez!

🔥 Exercício rápido: Então faça agora uma breve reflexão sobre os seus dias e os melhores horários, a fim de encontrar as melhores oportunidades para praticar e melhorar o seu listening!

6. Escolha o tempo mínimo de listening diário

Além de checar a sua agenda e escolher os melhores horários do dia para a prática do listening, você precisa saber quantos minutos do seu dia serão importantes e necessários para começar a entender o inglês falado. 

Eu faria, no mínimo, 30 minutos diário de listening, seguindo todas as orientações que eu acabei de te passar.

Dá para fazer, né? Apenas 30 minutos diários, só para começar. 

Ainda está difícil? Então é só dividir a prática do listening em duas partes, ou seja, 15 minutos cada. 

Parcelado, sabe? Do jeito que nós brasileiros gostamos! 

Mas então… Você ainda tá com dúvida de como melhorar o listening?

7. Tenha autonomia para escutar mais em inglês, todo santo dia

autonomia para melhorar o listening

É fato que você precisa escutar muito mais do que já está escutando para melhorar o listening em inglês! Afinal, estar imerso, principalmente em conteúdo autêntico, nunca é demais.

Portanto, escute — mas escute mesmo — todo santo dia, meu jovem!

Coloque sua autonomia 🚀 em prática e mantenha os seus ouvidos ocupados.

8. Mantenha o bendito ritmo, jovem

Nada adianta fazer tudo o que está aprendendo aqui apenas por uma ou duas semanas, parça.

Afinal, o que acontecerá depois? Como fica o vocabulário novo que você adquiriu durante a jornada? Você irá simplesmente jogar todo o seu esforço fora? Autonomia é hábito.

Lembre-se disso, sempre!

Desculpe, fiquei pistola aqui! Hehe.

9. Desafie você mesmo durante a sua jornada

Sentiu que está conseguindo manter o ritmo, compreender e associar os sons às palavras, além de ter mais vontade ainda para continuar melhorando? Então é hora se presentear com alguns desafios!

Você pode aumentar o tempo de imersão, aprender sobre um tópico novo ou partir para outros tipos de recursos, como filmes, séries, talk shows ou fazer um desafio de 30 dias para melhorar o seu inglês! 

Já pensou? Você escolhe!

10. Ouça acompanhando a legenda em inglês

Acompanhar as legendas ou a transcrição do áudio que você está ouvindo também pode te ajudar a entender melhor o inglês falado. 

Portanto, para que dê tudo certo, você ouvirá o áudio — sem se preocupar com a tradução — e focará apenas nos sons das palavras, tentando visualizar  aquelas legendas na sua mente/cabeça, como eu havia ensinado.

Feito isso, você precisa entender do que o áudio se trata, ou seja, ler a bendita da transcrição, procurando pela tradução e/ou pronúncia das palavras, se necessário.

Agora, você deve escutar o áudio e, muito atento aos sons, seguir a legenda/transcrição, associando as palavras aos benditos sons. 

Feito mais este passo, após ter entendido o texto e reconhecido todas as palavras que já estão lá, você ouve mais uma vez o áudio — só que sem legenda — focando apenas nos sons das palavras, tentando mais uma vez, criar tais legendas na sua mente. 

Dica: Nesse ponto você já conhece as estruturas e sobre o que o áudio fala, portanto, não há necessidade alguma em traduzir; foque apenas nos sons.

Este exercício te ajudará a ficar mais calma e atenta aos sons, afinal, você já não precisa mais se esforçar para traduzir as palavras, ou seja, investindo todo o seu esforço para associar os sons a cada palavra. 

11. Leia em voz alta

A leitura em voz volta, de forma consciente, é mais um exercício que eu uso com os meus alunos para ajudá-los a assimilar os sons das palavras às suas grafias. 

Para isso, nós pegamos um texto que já foi trabalhado antes, compreensão, vocabulário, pronúncia etc., e lemos, palavra por palavra, bem devagar, até um certo ponto, três vezes. 

Sério, bem devagar! Na quarta vez, a gente lê o mais rápido possível e, em seguida, passamos para a próxima frase do texto. 

Claro, é um pouco mais complexo que isso, porém, eu consigo ver bastante evolução no listening e pronúncia deles. 

12. Dê uma moral no seu vocabulário em inglês

Todas as quatro habilidades — Listening, reading, speaking e writing — precisam estar alinhadas e ser praticadas juntas.  

Portanto, tanto para entender o que você lê quanto o que você escuta, é necessário dar uma atenção para o seu vocabulário em inglês. 

Afinal, às vezes nem é porque você tem dificuldade para associar os sons às palavras e sim, por ainda não ter vocabulário suficiente. 

Certo? 😎

Depois de ler este artigo, dê um ligue nesse aqui: Como aumentar o vocabulário em inglês!

13. Dê preferência a conteúdos autênticos

Conteúdos autênticos são aqueles que não foram criados para quem está começando a aprender inglês, ou seja, o mesmo conteúdo que um nativo da língua inglesa consome, como programas de tv, noticiários, entrevistas, podcasts, Ted Talks etc. 

Dessa forma, você estará imerso num contexto de uso natural da língua, aprendendo expressões, detalhes na fala, pronúncia e até contexto cultural daquele país. 

Lembre-se: A ideia NÃO é falar como um nativo da língua, mas ter a chance de se comunicar melhor e levar o seu inglês para um nível melhor.

14. Interaja com outras pessoas (com distanciamento)

A interação com outros falantes é mais do que fundamental para pôr em prática e validar o que você aprendeu e está aprendendo, afinal, trata-se de uma interação real, sem roteiros e tudo mais.

E, para isso, você pode conversar com várias outras pessoas em inglês, sem que você precise aglomerar; é só procurar por Clube Poliglota nas redes sociais.

15. Não se cobre para entender 100%

Jovem, você não precisa entender exatamente tudo o que estão dizendo, ainda mais no começo da sua jornada. 🚀

Afinal, se toda vez que você for praticar o listening pensar nesse tipo de coisa, toda a energia, vontade e calma para associar os sons irá por água abaixo. 

Sem contar que, durante alguma interação, não há problema algum em pedir para a pessoa repetir o que disse. 

Portanto, lembre-se que será um processo e que você precisa ter calma e atenção. Foca nos sons! 

🔥 Bônus: Material gratuito no Telegram do Inglês com James

Eu separei este mesmo artigo — sobre como melhorar o listening — de forma resumida e com exercícios, em formato PDF, lá no Telegram do Inglês com James.

Para baixar o material gratuito, é só entrar no nosso grupo do Telegram, clicando no link abaixo:


Pronto, jovem. Agora você sabe como melhorar o listening em inglês e começar a entender o tal do inglês falado!

Categorias: Autonomia

Thiago Oliveira

Sou professor de inglês há mais de 7 anos e, através do Inglês com James, tenho ajudado os meus alunos e leitores a terem mais autonomia ao longo de suas jornadas, além de facilitar e desdemonizar a estrutura da língua inglesa. 💜💜💜🚀

14 comentários

Rita Farias · 14 de março de 2021 às 11:50 pm

Teacher, meu caro! Artigo massa, parabéns! Bem, a minha única saída tem sido assistir aos desenhos animados junto com meus meninos em inglês, com legenda em inglês! Eles que já sabem do enredo de cor e salteado, já não se importam mais em assistir em qualquer outra língua!!!🤣🤣🤣🙌

    Thiago Oliveira · 16 de março de 2021 às 7:59 pm

    Que maravilha, Rita! Tô vendo que você já tem uma baita dupla para deixar o seu inglês em dia! Fico muito feliz com tudo isso, jovem! E muito obrigado pelo comentário. 💜💜

Marcelo Ximene · 17 de junho de 2019 às 9:28 pm

Thiago, boa noite! Muito legal a dica, e o meu problema é justamente achar que não vou entender nada quando escutar! Por isso já sem querer ja crio uma barreira!Não sei o que fazer e nem por onde começar !

    Thiago Oliveira · 18 de junho de 2019 às 11:58 am

    Muito obrigado pelo comentário, Marcelo! O jeito é realmente começar com algumas legendas em inglês e repetir o mesmo vídeo algumas vezes. Tente fazer o exercício de: escutar sem legenda, depois com — e assim vai… Sinta-se à vontade para entrar em contato diretamente comigo! Ficarei muito feliz em poder te ajudar!

Thiago · 12 de setembro de 2018 às 1:53 pm

Muito Bom!!

    Thiago Oliveira · 12 de setembro de 2018 às 2:00 pm

    Muito Obrigado!!

Daniele Vieira · 15 de agosto de 2018 às 1:25 pm

Olá
Meu problema está sendo mesmo com o vocabulário, tenho que estudar mais, mas sabe quando falta Aquela motivação.
Anotei as dicas tanto desse post quanto a do vocabulário, agora vamos tentar por em pratica.

    Thiago Oliveira · 16 de agosto de 2018 às 11:51 pm

    Sem motivação é complicado mesmo e é por isso que temos que ir começando aos poucos.Só vai!!

Letícia Franca · 15 de agosto de 2018 às 12:44 pm

Eu tô no time de quem tem um listening bom, mas o speaking é cruel rs
No meu cado, o medo de errar me trava totalmente, então eu não consigo falar.
Suas dicas são boas para melhorar o listening. Gostei!!!

Grande beijo,
Letícia Franca

    Thiago Oliveira · 16 de agosto de 2018 às 11:53 pm

    A maioria das pessoas também..Mas a pratica ao longo do tempo vai melhorando isso.Tente encontrar alguém pra conversar ou baixe um app de troca de idiomas.Irá ajudar muito.

Tuane · 15 de agosto de 2018 às 8:24 am

Sempre gostei de inglês e conseguia entender perfeitamente o que meu professor falava, mas a coisa complica quando ouço um nativo falando, creio que por causa da falta de vocabulário mesmo, mas como tenho o habihá de assitir series vou tentar começar a assistir com a legenda em inglês. Obrigado pelas dicas!

    Thiago Oliveira · 16 de agosto de 2018 às 11:54 pm

    Exatamente! É aquela coisa “step out of your comfort zone”

Bela · 13 de agosto de 2018 às 8:10 am

Sempre tive vontade de aprender outro idioma, mas acabei me inclinando mais para o espanhol por ter contato com nativos e pela semelhança com a língua portuguesa que dá uma familiaridade confortável. Ainda ñ risquei da lista um dia investir no inglês, gostei muito das suas dicas, temos que praticar e quebrar as barreiras

    Thiago Oliveira · 10 de setembro de 2019 às 2:53 pm

    Para ser sincero, o Espanhol nunca me encantou. Mas ainda está na minha lista de idiomas para aprender. E quanto ao inglês, só vai! Muito obrigado pelo comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *