Jovem, você já teve a sensação de que seu inglês estava estagnado? Ou de que você estava andando em círculos sem saber o que fazer para melhorá-lo?
Pois bem, fique tranquila! Pois nesta aula eu irei te dar dicas valiosas e práticas para que você possa melhorar o seu inglês sozinha — de uma vez por todas! — e começar hoje mesmo!
Bora lá! 🚀
Como melhorar o inglês sozinho e superar o inglês intermediário?
1. Reflita sobre o que você já está fazendo
Antes de tudo, você precisa refletir um pouco sobre o que você já está fazendo para manter e melhorar o seu inglês, ou seja, ter consciência sobre todo o contato diário que você já tem com a língua, seja ele através de livros, blogs, séries, podcasts e tudo mais.
O que você está fazendo?
Só isso. Apenas pense.
Caso não esteja fazendo literalmente nada pelo seu inglês, saiba que já é essa a primeira coisa que você tem que arrumar!
2. Viva o inglês todos os dias
A melhor forma de melhorar o seu inglês sozinha é trazê-lo para a sua vida real, sua rotina, ou seja, vivendo o bendito idioma.
Viver o inglês diariamente implica em fazer as mesmas coisas que você já faz em português em inglês: ler notícias, blogs, memes, tutoriais, vídeos no YouTube sobre seus assuntos favoritos, séries, filmes e tudo mais!
Ufa! 🤯
Afinal, uma língua vai muito além do que um livro de gramática ou didático nos mostra. Muito além de qualquer curso com aulas 2x na semana.
Tenha isso em mente e ponha o seu inglês pra funcionar!
3. Comece a contextualizar tudo o que você consome
Contextualizar o que você está consumindo em inglês é uma tarefa simples, importante e mais fácil do que parece, afinal, é exatamente nessa parte que você irá trazer para a sua prática diária todo um mundo que te faz ser quem é, tudo aquilo que você já e vivencia no seu dia a dia.
A ideia é trazer identidade para o seu aprendizado, sabe?
Por exemplo:
Se você trabalha com marketing digital, criação de sites, programação e coisas do tipo, isso significa que você terá que se expor o máximo possível a esse tipo de conteúdo em inglês também.
Até porque, esses assuntos já fazem parte do que você é, da sua identidade, do seu dia a dia — por mais simples que sejam.
Ao fazer isso você irá reter as informações com mais facilidade e se sentirá motivada a continuar com a sua prática.
Eu, por exemplo, amo plantas, gatos, café e uma pá de coisa e, certamente, vou querer falar sobre essas coisas em inglês também!
Portanto, para aprender a falar sobre essas coisas da forma mais natural e adequada possível, somente tendo contato direto com esse tipo de conteúdo em inglês — tipo pelas redes sociais.
4. Tenha autonomia e ‘responsa’
Autonomia é uma habilidade que toda pessoa deveria ter, independentemente da disciplina!
Afinal, será a autonomia que irá te fazer independente e curiosa, procurando e sempre testando novas formas de aprender e viver a língua.
👀 É claro que ela não começa do nada, mas com a responsabilidade que você adota pelo seu próprio aprendizado.
Tenha responsabilidade e comprometimento.
Autonomia é ouro.
5. Sempre tenha os melhores recursos em mãos
Ter os melhores recursos por perto significa usar as melhores ferramentas para manter o máximo de contato possível com o inglês, jovem.
E, quando eu digo “os melhores recursos”, me refiro à Ted talks, podcasts, blogs, sites e até páginas de memes.
Ao fazer isso, você irá praticar sua autonomia, se manter motivado e facilitar o processo.
🌱 Leia também: Melhores sites e apps para manter o inglês
6. Aprenda a falar sobre assuntos e seus acontecimentos específicos
Sabe aquele acontecimento engraçado ou história importante da sua vida que você sempre fala sobre em português?
Pois bem, sua missão agora é aprender a falar sobre essas coisas em inglês!
Use da sua autonomia para procurar e aprender as palavras e expressões importantes para contar suas histórias, organizando assim todas as ideias de forma lógica para que elas sejam contadas da melhor forma possível.
Afinal, ao tentar se expressar sobre algo em inglês e perceber que você não tem o vocabulário específico necessário, isso irá te ajudar a ter consciência sobre o que você realmente precisa aprender e melhorar no momento, pois você só consegue ter consciência real do que não sabe quando você precisa usar essa coisa.
Enfim, isso não apenas irá te ajudar muito com o seu vocabulário em inglês, mas também irá melhorar a sua capacidade de descrever eventos e situações específicas, logo, se comunicando melhor.
Faz sentido? 🤔
Na minha cabeça faz! Kkkkjj
🌱 Leia também: Como aumentar o vocabulário em inglês
7. Pare de consumir conteúdo feito para quem está aprendendo inglês
Todo o conteúdo em inglês que você consome (ou maioria dele) é feito para quem está aprendendo inglês?
Tipo, dicas de vocabulário, de estudo e tudo mais…
Se sua resposta for sim, então pare agora!
“mas é um professor americano, que só fala em inglês”.
Pare também!
Pois tenha certeza que a forma que a língua está sendo usada nesse contexto não condiz com o uso real dela, já que ela está adaptada e direcionada a esse propósito, logo, não irá demorar muito para você perceber que está andando em círculos com o seu inglês.
Eu sei que conteúdos assim são bons para quem tá no início, mas agora queremos ir além! Queremos sair do nível intermediário!
Logo, o que você deve fazer para realmente melhorar o seu inglês de uma vez por todas é ter contato com conteúdos autênticos, ou seja, conteúdos reais e que são feitos especialmente para falantes nativos, como jornais, blogs, vídeos e tudo mais.
Dessa forma você conseguirá se expor ao uso real da língua em vários contextos diferentes e terá acesso a diversas variedades linguísticas também.
Isso fará com que seu inglês fique cada vez mais objetivo e afiado.
8. Perceba a língua e o uso dela ao seu redor
Apenas ler por ler — ou ouvir por ouvir — não será o suficiente para que você possa melhorar o inglês de forma considerável, afinal, é muito comum que a gente use e diga certas coisas — e de certas formas — sem mesmo perceber!
O que você precisa fazer a partir de agora é ter consciência do que você ouve, faz e consome.
O que eu quero dizer é que é mais do que necessário que você perceba as estruturas, as expressões, os sotaques, as pronúncias e a forma com que as pessoas falam e todos os outros detalhes na língua que você puder perceber!
Ufa! 🤯
Sério!
Há sempre algo que vale a pena ser notado, aprendido e propagado!
Dessa forma você não só irá internalizar palavras que já haviam cruzado o seu caminho — e que você nem se lembrava da existência delas —, mas também irá te ajudar a aproveitar esses detalhes e usá-los ao seu favor.
Se você fizer isso, saiba que seu inglês irá melhorar muito!
É um caminho sem volta!
9. Pare de depender do contexto
Você pode me dizer: “Ah, eu entendo pelo contexto e pra mim é mais do que suficiente”.
Não, não é, jovem.
O contexto realmente pode até te ajudar em situações específicas, mas garanto que ele não te ajuda a continuar aprendendo e evoluindo.
O que eu quero dizer é que o contexto pode te dar um falso sentimento de conforto sobre o uso do inglês que você faz diariamente.
🌱 Por exemplo:
A frase: I like to make pancakes 🥞 — caso você não saiba o que significa a palavra ‘like’ — poderia ser facilmente compreendida e traduzida como “eu faço panquecas“, no entanto, ao fazer isso, você não só ignora a presença da palavra desconhecida, mas também perde a possibilidade de aprender mais uma palavra nova, além de, em alguns casos, acabar adicionando um sentido que não havia primeiramente naquela frase.
Sacou?
Já presenciei uma aluna adicionando “cultura” onde sequer havia sido mencionada essa palavra no texto.
Portanto, o melhor é sempre ter certeza de tudo o que está acontecendo ali, podendo até usar uma tradução ao pé da letra a seu favor como estratégia de aprendizado.
Pense nisso, jovem.
10. Se há dúvidas, não se sinta satisfeito com elas
Você está lendo um meme inglês e se depara com uma palavra que você não tem certeza do que significa ou como pronunciá-la corretamente?
Então tire a sua dúvida com um dicionário!
Sério!
Não invente tradução pelo contexto e não invente pronúncia ao tentar adivinhá-la; tire as suas benditas dúvidas!
Caso contrário você irá internalizar traduções e pronúncias não condizentes, que acabarão atrapalhando sua compreensão e comunicação no geral.
Por exemplo, se você tem costume de pronunciar a palavra Busy como ‘buzii’ e não com a pronúncia ‘correta’ “bi.ziii”, saiba que você não irá entender essa palavra quando ela aparecer num contexto de fala, afinal, você já está condicionada a ouvir a essa palavra com a pronúncia equivocada, logo, ficará sempre esperando que a pessoa pronuncie dessa forma e não entenderá quando ela for dita da forma ‘correta’.
Se não tiver certeza, tire suas dúvidas de uma vez por todas!
11. Leia comentários dos vídeos no Youtube ou das páginas de memes
Sério! Além do contato direto com esses tipos de conteúdos serem muito importantes para o aperfeiçoamento do seu inglês, você também precisa acompanhar e prestar atenção no que as pessoas estão falando nos comentários — ou até engajar na conversa também!
Até porque, por lá você encontrará expressões e contexto cultural que não serão ensinados em nenhum curso, canal de dicas de inglês ou qualquer outro lugar em que a língua não esteja sendo usada de forma natural!
Ou seja, você irá perceber que existem certas coisas (e muitas!) que você só irá aprender se estiver vivendo a bendita língua!
De verdade, é simplesmente incrível o número de expressões que já aprendi e continuo aprendendo apenas por acompanhar os comentários.
Sem contar que é divertido e você também se expõe a diferentes pontos de vista também.
Faça isso e fique atenta às expressões para que você possa usá-las também!
Bônus: Venha ter aulas comigo, jovem!
Pra você ter ideia, eu gosto de dizer que quero ensinar cada uma das minhas alunas e alunos a “filosofarem” num boteco ou conversarem sobre qualquer coisa que vier nas cabeças deles, a qualquer momento, sem estresse ou vergonha!
Algumas alunas, inclusive, costumavam dizer que nossas aulas até parecem ‘terapia’. Fico muito feliz com isso.
Até porque, por aqui você não apenas irá adquirir confiança para se comunicar em qualquer situação ou assunto, mas aprenderá inúmeras técnicas para melhorar o seu inglês sozinha com bastante autonomia e autenticidade.
Sério! Garanto que é um caminho sem volta!
Ufa! 🤯
Que aulão, hein?
Agora você já sabe o quê e como fazer para melhorar o seu inglês e sair do nível intermediário de uma vez por todas!
C ya. 💜
Poderia me passar o valor das aulaS?
Enviei todos os detalhes no seu e-mail, Margareth. Abraços.
oii, gostei muito das dicas, já tava pensando em desisti de fazer curso. Mas eu queria saber se o seu curso e pago?
Oi, Luana! Como vai? Agradeço pelo comentário. Espero ter te ajudado de alguma forma. Sim, o curso do Inglês com James é pago. Mas fique tranquila, pois irei te enviar todas as informações. Abraços.
Amei o seu site e todas as dicas. Sou estudante de inglês e suas dicas me deram ainda mais determinação de chegar a fluência, grata!
Felicidade imensa em saber que eu faço parte disso, Nárjila! A minha ideia é poder ajudar cada vez mais — especialmente todos que não têm condições financeiras para um curso quanto os que estiverem desmotivados para tal. Muito obrigado! 💜💜💜
Seu site é muito bom. Parabéns!
Muito obrigado, Jaqueline! Trabalhando para que fique cada vez melhor. Abraços <3