Como aumentar o vocabulário em inglês e parecer mais natural durante uma conversa? Por onde começar? Aliás, você sabe a importância de um vasto vocabulário em inglês? Então leia até o fim desse artigo que você irá aprender!

Já precisou falar sobre algo em inglês e não saber como e qual palavra usar?

Aquela situação um pouco constrangedora que não dá pra sair dos “Hummm…ééé..”?

Sem contar quando você tem a excelente ideia de traduzir ao pé da letra e, no final, acaba dizendo algo nada com nada?

Pois bem, saiba que você não está sozinho!

Essa é uma das coisas mais comuns e uma das grandes frustrações entre estudantes da língua inglesa.

É mais do que claro e óbvio que para uma boa compreensão e produção de uma língua, é necessário ter um bom repertório de vocabulário.

Entretanto, assim como, eu, você e várias outras pessoas que já fizeram algum curso de inglês, sabemos que isso não é muito valorizado e tampouco, passado de forma correta.

Portanto, acredito que alguns de vocês provavelmente já presenciaram algumas dessas situações nas suas aulas de inglês:

  • Lista de palavras aleatórias;
  • Palavras desnecessárias;
  • Tradução excessiva das palavras;
  • Repetição;
  • Foco zero em pronúncia;
  • Criação de frases aleatórias e fora de contexto;
  • Mais algumas várias palavras soltas na aula seguinte;

Outra coisa muito comum entre aprendizes de idiomas é gastar tempo folheando o dicionário de inglês e anotando um monte de palavras de umas só vez.

Para ser sincero, não acredito que essa seja uma a melhorar forma de aumentar o vocabulário em inglês, pois na minha opinião, ficar procurando palavras aleatórias e sem sentido durante o dia, não irá te levar muito longe!

Até porque, são muitas palavras desnecessárias e sem contexto que provavelmente você não irá usar.

Sem contar que já ouvi muito por aí que, para aprender inglês e falar fluentemente, (ou qualquer outro idioma) você precisará de no mínimo, 10 mil palavras em seu vocabulário, ou até mais…

Existem vários poliglotas por aí que defendem essa ideia e dizem saber quantas palavras eles geralmente conhecem em um certo idioma. É de deixar qualquer iniciante em “choque”, não é?

Afinal, até eu fiquei espantado na primeira vez que ouvi isso, pois será que realmente existe alguém que conta ou sabe número exato de palavras que existem em seu vocabulário?

Então…eu sinceramente não sei!

Eu não conto, nunca contei e muito menos faço ideia de quantas palavras eu tenho em meu vocabulário em inglês.

E mesmo que seja verdade essa “conta”, tenho certeza de que não são simplesmente palavras aleatórias…

Pensando nisso, decidi escrever este guia para você que está perdido e não sabe como aumentar o vocabulário em inglês!

Tenha certeza que, todas as dicas abordadas aqui serão muito úteis e que nenhuma delas tem a ver com 10 mil palavras…

Ufa!

Como aumentar o vocabulario em ingles!


Bora lá!

1- Leia sobre assuntos interessantes para você

Achou que teria mesmo como aumentar o vocabulário em inglês sem dar uma lindinha em alguma coisa, meu jovem?

Relaxa. Eu não estou falando de sair comprando livros em inglês ( a menos que você queira) ou qualquer outra coisa.

A minha dica é: pense sobre o que você gosta e sobre quais assuntos você geralmente aborda durante o dia.

Após isso, encontre algum blog ou página em redes sociais que tenha a ver com o que você tem interesse, e comece a seguir tudo o que vier!

2- Escute mais em inglês

Ter contato com a língua inglesa nunca é demais. Logo, eu tento ao máximo deixar meus ouvidos ocupados ouvindo podcasts!

Afinal, eu não consigo mais ficar sem, já virou vício, já é rotina!

Não só os podcasts, mas procure filmes, vídeos e tudo mais que possa conter algo que vocês gostem.

Eu acho muito legal a sensação de sempre estar aprendendo algo novo e sentir a segurança de que meu inglês está cada dia melhor.

Aliás, ao atingir um nível intermediário no inglês, você percebe que começa a aprender palavras novas apenas escutando e tendo contato com a língua.

Pelo menos, para mim, eu consigo perceber que essas palavras que aprendo durante conversas e contato diário com a língua tendem a fixar de uma forma muito mais fácil.

Essa é, de fato, uma ótima forma de como aumentar o vocabulário em inglês!

Aliás, escrevi um artigo sobre 7 melhores podcasts em inglês.

Não esqueça de ler, beleza?

3- Foque em palavras e expressões que você realmente irá usar

Antes de sair procurando palavras em inglês e sem contexto por aí, pense em uma frase, assunto ou até mesmo uma expressão que você sempre usa no seu dia a dia, e, depois, procure essa palavra, expressão ou assunto em inglês.

Dessa forma, você conseguirá sair do “arroz e feijão” que vemos por aí, o famoso “Do you like pizza” ou ”The book is on the table”; (essa última é bem clássica) e conseguir falar inglês mais naturalmente.

Lembre-se: existem infinitas palavras que pertencem à um assunto específico, ou seja, não tem necessidade de você procurar uma tonelada de palavras sobre Biomedicina, se você não estuda ou faz parte da área.

Mas não quer dizer que você não pode. Um exemplo, claro.

Portanto, contextualizar os conteúdos que você absover é o melhor e o jeito mais rápido de aumentar o vocabulário em inglês!

4- Siga páginas de Memes em inglês na redes sociais

Isso mesmo! Eu prefiro e gosto de aprender me divertindo e dando risada!

Inclusive, as páginas de memes trazem contexto cultural e expressões do dia a dia que, no caso, é ótimo para quem não só quer aumentar o vocabulário em inglês como também falar mais naturalmente!

Obviamente que você irá se deparar com muitas gírias (o que é ótimo), expressões (melhor ainda) e até mesmo palavrões…

Mas relaxa, pois, na minha opinião, mesmo que não seja de costume você usar expressões, gírias ou até mesmo palavrões, é necessário que você saiba pelo menos o que elas significam também.

Tenha em mente que, não é porque você ouve qualquer palavrão ou gíria que você deve falar também.

Porém, ainda acredito que é interessante que você conheça essas palavras.

Para aqueles que me conhecem pessoalmente, sabem que eu estou sempre no meio dos memes, vejo a todo momento e estou sempre encontrando novas palavras e expressões úteis em inglês!

Importante: Caso encontre alguma palavra no “Meme” que não conhece, aconselho baixar a imagem ou tirar um print da tela para fazer suas pesquisas num horário mais apropriado.

5 – Anote as novas palavras

Para as palavras novas que você for se deparando por aí, como nos Memes, livros, sites, blogs, vídeos e etc, é necessário que você anote as em algum lugar para consultá las mais pra frente.

Sem contar que é necessário manter uma certa organização com essas palavra e, até mesmo, uma caderno ou arquivo especialmente separado para essa função.

6 – Aprenda até três palavras por dia

Ao longo da sua imersão no idioma, você irá encontrar inúmeras palavras novas e por impulso e necessidade, você irá anotar todas as que passarem por você.

Mas lembre-se que: além de manter este material e palavras em ordem, eu indico que você foque em até 3 palavras em inglês por dia!

Isso mesmo. Apenas três palavras por dia!

Afinal, não há necessidade de tentar aprender 15 ou até mais palavras durante o dia, pois seu cérebro não irá absorver esse tanto de informação.

Quando o assunto é começar a melhorar algum ponto fraco, que no caso é o seu vocabulário em inglês, o jeito é começar devagar, pois aos poucos, e ao longo do tempo, você irá ter mais facilidade e também conseguirá talvez, absorver mais vocabulário ainda!

7 – Aprenda palavras seguidas de contexto

A melhor forma de aprender como usar uma palavra ou expressão corretamente é com contexto!

E esse tem a ver com a outra dica lá em cima que eu dei sobre os Memes.

O que quero dizer é que, é sempre interessante ver essas palavras em uso, ou seja, dentro de uma frase durante uma conversa, pois, além de você aprender como e quando usar, ainda fica mais fácil para memorizar e não esquecer mais!

8 – Use o Youglish

Okay! Você aprendeu uma nova palavra em inglês, já aprendeu onde e como usá la, e agora, irá ver la sendo usada de forma mais natural!

Para isso, eu aconselho vocês utilizarem a ferramenta Youglish; pois com o Youglish, você conseguirá ver a palavra que aprendeu sendo usada em uma conversa real e com nativos da língua!

Para usar, você precisa apenas digitar a PALAVRA desejada (não frase) e escolher o sotaque que você achar mais conveniente!

Você pode escolher entre: Inglês Norte Americano, Australiano e Britânico;

Após isso, a plataforma irá disponibilizar vários trechos de inúmeros vídeos que contém essa palavra chave que você digitou!

Com o contexto, em alguns casos, você também conseguirá entender o que está sendo dito sem precisar traduzir.

9 – Tenha um dicionário bilíngue no celular

Confesso que não sou muito fã de ficar traduzindo as palavras, entretanto, para aqueles que começaram agora, eu recomendo um dicionário bilíngue (linguee), pois será mais fácil para você aprender as palavras no começo!

Porém, para os que já estão estudando inglês durante mais tempo, eu recomendo MUITO um dicionário monolíngue, pois você acaba tendo um contato a mais com a língua e automaticamente, você consegue explorar sua interpretação de texto.

Essa é uma das melhores formas de fixar e aumentar o vocabulário em inglês ou qualquer outro idioma!

Para isso, indico estes dicionários de inglês online que mais uso: Cambridge Dictionary e o Longman; ambos apresentam pronúncia das palavras, porém, o Longman é o único que apresenta a pronúncia das frases de exemplo.

Com isso, você pratica seu listening, melhora a pronúncia e aprende aumenta o vocabulário em inglês!

Eu sempre disse aos meus alunos que um dicionário é o melhor amigo de quem está aprendendo um novo idioma!

Portanto, não exite em ter um bom dicionário em mãos.

10 – Use Flashcards

Tinycards Duolingo

O Tinycards, do Duolingo elabora flashcards para que você possa manter as suas novas expressões em inglês.

Sem contar que a plataforma disponibilizada áudios para que você consiga praticar a pronúncia em inglês.

Ah! Ainda existem mais funcionalidades, no entanto você terá que descobrir sozinho.

Aliás, estou usando o tinycards durante as minhas aulas de inglês e meus alunos estão gostando muito!

Ótima opção para fixar seu vocabulário em inglês, de forma mais divertida.

11 – Use as novas palavras em inglês durante uma conversa

De nada adianta aprender palavras novas em inglês e não usá las, certo?

Então, tente conversar com algum amigo que também está estudando a língua e pôr em prática o seu vocabulário.

Aliás, isso vale para qualquer idioma!

Eu mesmo, quando estou andando por aí, abordo várias pessoas que estão lendo algum livro em inglês.

Ou seja, eu interrompo a leitura da pessoa, mas acabo ajudando com a pronúncia e conversação em inglês.

Sim, todas elas gostam da minha abordagem e acabam conhecendo meu blog.

O motivo de eu fazer isso é que, primeiramente, eu amo falar e aprender outros idiomas e, ajudar as pessoas com isso!

Até porque, eu sei o quão difícil é para o brasileiro encontrar alguém para praticar inglês ou outros idiomas.

Mas calma!

Se você não tem muita coragem para abordar o povo assim, do nada — tenho a solução para você!

12 – Participe de Meetups

Tá.

Mas o que são Meetups?

O Meetup é um serviço usado para organizar grupos online que realizam eventos presenciais para pessoas com interesses semelhantes.

Ou seja, no nosso caso: idiomas.

Lá você irá encontrar vários grupos e eventos dedicados à prática do inglês e vários outros idiomas.

Esse tipo de evento tem crescido bastante no Brasil, e já existe em vários estados e cidades.

Afinal, as únicas coisas que você precisa fazer é: ter disposição para ir até o local do evento, não ter medo de errar e interagir com o pessoal, e principalmente, o mais importante, não julgar outros participantes e sempre tentar ajudar quando puder.

Simples.

Para descobrir onde e quando esses eventos acontecem, basta acessar o Meetup.com.br, criar uma conta e adicionar “idiomas” na sua seção de interesses.

Agora, é só procurar o evento mais próximo de você e praticar o seu inglês.

Ah, a maioria desses eventos são gratuitos e você são abertos para a prática de vários outros idiomas!

Então, vai lá, não tenha medo, faça novas amizades, use as palavras novas e deixe o seu inglês em dia!

13 – Continue acompanhando o Inglês com James por aí

Vocês já sabem que eu dou várias dicas de inglês que serão muito importantes durante o seu aprendizado.

Afinal, o meu maior objetivo é sempre entregar conteúdo valioso e com dicas reais de aprendizado.

Ou seja, nada de “tenha paciência” ou “não desista”.

Estamos cansados disso!

Logo, você aprenderá passo a passo para melhorar uma certa habilidade (este artigo é um exemplo disso) e expressões em inglês que você realmente irá usar.

Portanto, continue acompanhando o blog e o Inglês com James em todas as redes sociais!


Motivos para aumentar o vocabulário em inglês

1- Comunicação

Obviamente que todos querem ter uma vasto vocabulário em inglês pelo simples fato de poder ter mais segurança ao se expressar, expor sua opinião, e simplesmente, viver aquele idioma da mesma forma como se fosse sua língua nativa!

Claro, você sempre irá se deparar com palavras novas e algumas vezes, mesmo a partir de um contexto, não entender o que essa palavra significa de jeito nenhum!

Esse pode ser, talvez, independentemente do seu nível de inglês, um motivo para apelar para tradução da palavra.

E, sendo sincero, provavelmente nem isso mesmo irá ajudar, mas, mantenha o foco e repita o processo, pesquise e vá a fundo nisso!

2 – Melhorar a sua compreensão da língua inglesa

Isso é verdade, pois a maioria das pessoas não entendem o inglês falado por simplesmente não terem vocabulário suficiente!

Ter um bom vocabulário e um listening afiado, irão te ajudar muito a compreender e conversar com nativos ou não nativos da língua inglesa!

Então, comece hoje mesmo a melhorar o listening e seu vocabulário em inglês!

3 – Falar inglês naturalmente

Ao acrescentar novas palavras, expressões ou até gírias em seu vocabulário em inglês, provavelmente, mais natural você poderá parecer.

Apesar que, para parecer mais natural enquanto fala inglês, existem alguns fatores como, pronúncia, entonação e até repertório cultural.

Entonação é muito importante, pois dependendo da forma que é aplicada nas palavras, a frase pode acabar tendo um sentido quase totalmente diferente.

Ter uma boa pronúncia em inglês e entonação é fundamental!

Eu já escrevi um artigo sobre Como melhorar a pronúncia em inglês, corre lá depois!!

4 – Não ofenderá ninguém

Acredite ou não, mas você pode SIM, magoar muitas pessoas por usar uma expressão ou palavra de forma errada, pois existem algumas palavras que são usadas de forma grossa e nada sútil.

Isso também pode acontecer se você não estiver focando na sua pronúncia em inglês. Então, cuidado!

Claro, a maioria das pessoas irão considerar e te corrigir na intenção de te ajudar; pois muitas lembrarão que você ainda está aprendendo e melhorando o seu inglês dia após dia.

Portanto, é sempre muito importante se dedicar, pesquisar e pesquisar novamente antes de qualquer coisa!

Só espero que isso não te deixe com medo de praticar o inglês, mas sim, com a sensação de que você não deve parar de pesquisar e tentar melhorar.

Agora você sabe como aumentar o vocabulário em inglês!


Thiago Oliveira

Professor de inglês, tradutor/intérprete, criador de conteúdo e apaixonado por aprender e ensinar idiomas.

14 comentários

Daniel · 16 Maio, 2018 às 3:23 am

Depois que comecei estudar por conta própria, evolui muito mais, pois passei a escutar e assistir aquilo que gostava, e não textos e áudios prontos da escola…

Ótimo tópico, parabéns

Lorena Lorrane Coimbra · 16 Julho, 2018 às 10:15 am

Olá!
Gostei muito das dicas! Eu já usei um método parecido com o dicionário que você mencionou. Usei o Anki e gostei muito, passava os cards todos os dias e ajudou muito a fixar. Chegou num ponto que nem precisava conferir a tradução. Agora, as frases que eu colocava lá pegava da internet e o mais dia-a-dia possível.
Abraços!!

    Thiago Oliveira · 10 Setembro, 2019 às 2:15 pm

    Tudo bem, Lorena? Muito obrigado! Aliás, vejo muita gente falando sobre o anki. Ainda não usei, mas deve ajudar mesmo.

Letícia Franca · 16 Julho, 2018 às 12:48 pm

10 mil palavras? Jesuis!!! Já pensou? kkkkk… só de pensar no tempo que deve gastar pra ficar contando as palavras, já fiquei com preguiça… rs

Adorei a dica sobre ver memes em inglês. Realmente ajuda bastante e é uma forma divertida de aprender.
Pra mim, é mais difícil colocar em prática porque não conheço muitas pessoas que falam inglês com quem eu possa treinar. Acho que é por isso que o meu listening é melhor que o meu speaking. Vou tentar conversar sozinha pra treinar, é o jeito kkkk

Obrigada pelas dicas. Adorei!!!

Grande beijo

    Thiago Oliveira · 10 Setembro, 2019 às 2:17 pm

    Oi, letícia! Tudo bem? Pois é! 10 mil palavras, ahahah… Apesar que, se for tudo de forma contextualizada — pode até fazer sentido. Muito obrigado pelo comentário!

Alice Martins · 18 Julho, 2018 às 1:01 pm

Oi Thiago, tudo bem?

Eu amei essas dicas para melhorar o vocabulário em inglês. Esse negócio de saber 10 mil palavras realmente assusta o iniciante, pois é uma coisa muito grande e que realmente causa impacto.
Adorei as suas dicas, realmente começar pelos memes e ter um dicionário online ajuda muito, assim como implementar as novas palavras em seu dia. Post maravilhoso!

Beijos!

    Thiago Oliveira · 10 Setembro, 2019 às 2:18 pm

    Tudo bem, Alice? Fico muito feliz que tenha gostado! Aliás, ainda estou tentando entender esse lance de 10 mil palavras, ahaha. Difícil.

Tahis · 28 Julho, 2018 às 9:31 pm

Olá!
ótimas dicas, eu adoro essas páginas de memes e dá sim para aprender e ainda de uma forma bem humorada rs’ dicionários também são ótimos. Eu tenho muita dificuldade em guardar as palavras, sempre esqueço e me perco rs’ mas tem que treinar! ´Adorei as dicas, ótimo post!

beijos!

    Thiago Oliveira · 10 Setembro, 2019 às 2:22 pm

    Oi, Tahis! Tudo bem? Muito obrigado pelo seu comentário! Aliás, qualquer outra coisa que tenha a ver com o inglês e que você goste — é mais do que bem-vindo para te ajudar a aprender inglês. Continue assim!

Samira Vieira · 8 Setembro, 2019 às 8:58 am

Adorei este artigo e muito bom !

Parabéns

    Thiago Oliveira · 8 Setembro, 2019 às 11:10 am

    Hey, Samira! Tudo bem? Muito obrigado pelo comentário. Fico feliz em ajudar!

Layse Julyanne · 2 Março, 2020 às 11:48 pm

Nossa eu amei as dicas! Mas sobre as frases aleatórias que não fazem sentido, elas pelo menos me ajudam. No curso de inglês que faço, as frases geralmente são exageradas. No pouco que estudei sobre teorias da educação, frases assim são boas pra chamar atenção e ajudar a memorizar. Mas acredito ser de cada um. No meu caso gosto do curso, mas também gosto de fazer o que você falou no texto: ler o que gosto, ouvir o que me interessa. Gosto muito de ver vídeos no YouTube em inglês, acho que é o que mais me ajuda. Mas amei mesmo o texto e as dicas de apps e dicionários ^^

    Thiago Oliveira · 3 Março, 2020 às 10:20 pm

    Muito obrigado pelo comentário, Layse! Pois é, depende de cada um, ou cada objetivo. Aliás, acredito que, no contexto que você falou sobre as frases aleatórias, seja mais para focar na estrutura. Às vezes, eu faço isso para trabalhar com uma estrutura específica. Nesse caso, somente. Novamente, muito obrigado pelo comentário. Fico mais do que feliz em ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *